De cada 10 startups somente 1 consegue sobreviver no mercado

Com apoio de incubadoras, como a La Salle Tech, chances de sucesso aumentam em 300%

Um dos modelos de negócio mais comentados na atualidade são as startups. No Brasil, as primeiras startups surgiram no início dos anos 2000, mas a maior expansão está acontecendo desde 2010. Em 2013, eram 480 startups e em 2017 já somavam 4.200 startups, segundo Associação Brasileira de Startups. “Basicamente, é uma organização temporária, focada em desenvolver uma solução para um problema de um conjunto de pessoas, que está em busca de um negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”, conceitua o Prof. Dr. Jefferson Marlon Monticelli, Assessor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade La Salle.

Criar uma startup parece uma boa ideia pra alcançar o sucesso, não é mesmo? Mas o caminho pode não ser tão fácil assim. Um estudo realizado pela aceleradora Startup Farm, em 2016, apontou que 74% das startups brasileiras fecham após cinco anos de existência e 18% delas antes mesmo de completar dois anos.  “De cada dez startups somente uma consegue chegar no mercado e se manter. As outras nove acabam fechando ou tendo outro encaminhamento. Quando estão em alguma incubadora o aceleradoras as chances de sucesso aumentam em 300%”, explica o responsável pela La Salle Tech, Bruno Haas dos Santos. Segundo Bruno, o risco de insucesso diminui em um ambiente que desenvolve o networking, com apoio de professores e acompanhamento metodológico. “A gente trabalha no planejamento, monitora execução e avalia o desenvolvimento do empreendedor, pensando cada passo e corrigindo os desvios”, completa.

Tem uma ideia de startup? Receba orientações na Universidade La Salle!

Você tem uma ideia de negócio incrível, mas não sabe nem por onde começar? A Universidade La Salle pode te dar uma “forcinha” através da La Salle Tech, a incubadora de startups que tem como objetivo apoiar a criação de novos negócios deixando a empresa pronta para se inserir no mercado. O edital é aberto uma vez ao ano. A startup incubada na La Salle Tech poderá ter acesso aos espaços de trabalho na modalidade coworking, através da SharedBusiness. Além disso, receberá o suporte e orientação de profissionais que trazem o que de melhor está sendo desenvolvido em nível de pesquisas para aplicação no mercado. A incubação dura o prazo de dois anos, podendo ser prorrogada para três anos, conforme avaliação da Coordenação da La Salle Tech.